Encontrando o seu estilo: O olhar

segunda-feira, abril 09, 2018

Encontrando o seu estilo é uma série de postagens com alguns conselhos e dicas práticas para que você possa encontrar seu próprio estilo. Nesse novo texto tratamos de um tema importante na procura do seu próprio estilo para a vivência da modéstia: o olhar.

Venho caminhando há alguns anos procurando viver a modéstia. E o que claramente observo é a importância de buscar virtudes como a pureza e a temperança. Encontrar seu próprio estilo de viver a modéstia não pode ser determinada por uma conduta de regras, mas uma busca sincera e incessante pela santidade.

Devemos tratar a modéstia no vestir como um meio que nos leva à uma maturidade espiritual. Pois, como o escritor Gustavo Corção diz em um de seus escritos, "não é somente o corpo que urge velar, é a própria vida íntima, o próprio coração". Falar sobre a pureza no olhar é imprescindível, visto que quando se está moldando seu próprio estilo primeiramente você deve voltar-se para o seu interior, e  assim, posteriormente, o exterior reflita a imagem interior.

O padre Luiz Carlos Lodi da Cruz em seu livro Descobrindo a castidade diz que "a pureza de todo o corpo começa pelos olhos". Então devemos cuidar dos nossos olhos que é a chave que penetra a alma, que refletirá nas ações cotidianas, incluindo nelas o tipo de vestuário.

Mas como faço para ter um olhar puro?

É necessário que primeiramente tiremos o olhar de nós mesmos e voltemos para Deus, em razão de que "o olhar de Deus nos cura. Somente ele pode penetrar em nossa intimidade sem nos magoar. Desnudar nossa pobreza sem nos desesperar. É seu amor que nos salva” (A mulher sacerdotal de Jo Croissant - p. 38).

Catecismo da Igreja Católica nos diz que “a purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, a pureza da intenção e do olhar” ( §2532). Então ter uma vida de oração pode transformar seu coração e purificar o seu olhar.

Catecismo, do mesmo modo, escreve que "a pureza exige o pudor. O pudor é parte integrante da temperança. O pudor preserva a intimidade da pessoa. Designa a recusa de mostrar o que deve ficar oculto. Ordena-se à castidade e comprova-lhe a delicadeza. Orienta os olhares e as atitudes em conformidade com a dignidade das pessoas e com a união que existe entre elas" (Catecismo da Igreja Católica §2521).

A lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se teu olho estiver são, todo o teu corpo ficará iluminado; mas se teu olho estiver doente, todo o teu corpo ficará escuro. Pois se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão as trevas! (Mt 6,22-23).


É isso! Espero que tenha gostado, se vocês não viu a publicação anterior da série é só clicar aqui.
Um abraço no coração e fiquem com Deus. Salve Maria!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.