Damas: 21 Tradições Perdidas que Ainda se Aplicam nos Dias de Hoje

quinta-feira, abril 16, 2015

Agir como uma dama significa viver com dignidade, o que também faz com que o homem seja um cavalheiro.

Muitas de nós queremos um verdadeiro cavalheiro em nossa vida, mas acredito que isso está em nossas mãos. É a lei da atração e do bom senso: Se queremos um homem cavalheiro, temos de ser e agir como uma dama.

Em todas as áreas da vida, acredito que para ser uma dama é preciso mostrar autorrespeito, classe, valor e etiqueta. É preciso também que você valorize as sutilezas da vida, como a facilidade de saber como agir em todas as situações. Você não precisa vir de uma família rica ou ser rica para poder conduzir-se como a realeza.

Depois de fazer algumas pesquisas e também lembrando minhas raízes do sul que incluíram aulas cotillion* e etiqueta, aqui estão 21 tradições que se perderam, mas que ainda são aplicáveis hoje:

Conduta:
1. Se um homem conhece as regras de etiqueta, permanecer em pé até que você esteja sentada, certifique-se de sentar-se prontamente para não deixá-lo em pé por muito tempo.

2. Nada de linguagens rudes ou chocantes, especialmente na mesa. Sua linguagem é uma representação de sua mente e coração.

3. Não fale com a boca cheia. Eu não preciso de explicar o porquê.

4. Vestir-se com bom gosto: Uma dama se veste adequadamente para a ocasião.

5. Chamadas telefônicas: Em caso de dúvida, uma boa regra de ouro,  não telefone antes das 9h ou após às 21h.

6. Ela é graciosa: Ela nunca apenas diz: "Olá" ao ser apresentada a alguém. Ela oferece um tipo saudação como, "é um prazer conhecê-lo", ou "como você está essa noite?"

7. Ela coloca seu telefone em modo silencioso e afasta-o durante as refeições, reuniões e igreja.

8. Ela diz: "Sim, por favor" ou "não, obrigado." Ela não diz: "Sim" ou "Não".

9. Ela faz elogios com sinceridade. Não diz as coisas só por dizer. Falsidade é algo mais fácil de perceber do que imaginamos.

10. Uma dama sempre se oferece para ajudar alguém em necessidade. Oferece seu assento para idosos, deficientes ou aos pais com filhos pequenos.

11. Ela responde rapidamente a um convite. Prontamente ela envia uma detalhada nota de agradecimento para quem mostrou sua cordialidade.

12. Ela nunca chega de mãos vazias. Trazendo um pequeno presente mostra seu reconhecimento à preparação feita pelo anfitrião.

13. Sua palavra é sua obrigação. Uma senhora merece uma reputação respeitável puramente pela consistência de sua palavra. Ela sempre mantém suas promessas.

Namoro:
14. Não o convide para sair, ele vai convida você. A senhorita sabe que merece ser conquistada e não precisa fazer o papel dele. Se você está na posição em que você tem que iniciar o contato, então, você deve saber que  não está lidando com um cavalheiro e pode seguir em frente.

15. Prazo: Seu tempo é precioso e valioso e tudo está reservado com dias de antecedência. Alguém que honra o seu tempo irá planejar com antecedência e convidá-la, pelo menos, com 48 horas de antecedência.


16. Você não conhece um cara em qualquer lugar. Se você está conhecendo alguém pessoalmente, pela primeira vez, vocês devem se encontrar em um local neutro, seguro e inteligente. Sempre honrar a sua intuição.

17. Toque de recolher: Mamãe sempre disse que nada de bom acontece depois das 22h e ela está certa. Portanto, é importante definir o tempo que você precisa para estar em casa com antecedência e deixe o seu cavalheiro saber sobre isso desde o início.

18. Valor: Ser uma dama e agir como uma, não significa que você tem o direito de ser esnobe. Pratique ter um coração grato e sempre dizer obrigada por ações ou generosidades específicas.

19. Como pedir: Ter respeito pelo homem que está com você, e não pense ter o direito de pedir a coisa mais cara do menu em um restaurante. Se ele quer tratá-la com uma boa garrafa de vinho, ele pode encomendá-lo ou oferecer para você fazer uma seleção.

20. Seja uma boa ouvinte e boa companhia. Coloque o seu telefone celular longe quando estiver conversando. Uma dama jamais é chata, rude ou age com desdém.

21. Esteja preparada: Se você está saindo com um cavalheiro, ele irá pagar a conta. No entanto, você deve sempre estar preparada para pagar se a conta for muito alta ou se ele esquecer a carteira em casa, por exemplo.

 * cotillion = tipo de dança.

Texto original: 21 Lost Lady Traditions That Still Apply Today.
Visite: Damas da verdade 
Traduzido por:

Você Também Pode Gostar

11 comentários

  1. Bom, antes de tudo, gostaria de parabenizar o trabalho das escritoras do blog, é bom ver que hoje em dia há gente querendo reviver a feminilidade, algo que infelizmente tem sido esquecido pela maioria das mulheres (e no caso da masculinidade e cavalheirismo, esquecido pelos homens). Apoio o trabalho de vocês e recomendarei a página às minhas colegas e conhecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios e apoio, meu caro Emanuel. Quero lhe informar que logo mais teremos um post para os nobres cavalheiros que nos segui. Fique com Deus. Salve Maria!

      Excluir
  2. Regras de conduta feminina?? Me poupe
    Moças, a regra mais importante de todas:Sejam quem vocês quiserem ser. Ponto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é Mel de Moça e não Fel de Moça...entendeu ?

      Excluir
    2. Se vc não quer agir como uma dama seu lugar não é aqui . Aqui é lugar de mulheres de respeito e valor e não de qualquer uma.

      Excluir
    3. Hoje em dia temos a liberdade de sermos quem quisermos, de escolher nossas influências e de sermos respeitadas por isso. Se queremos ser agradáveis, cultas, bonitas e comportadas, que mal há nisso? Você pode querer viver desregrada, desleixada, deselegante e não ligar pra nada disso, mas não pode nos julgar nem nos impor seu modo de vida.

      Excluir
  3. Adorei, esses dias mesmo estava conversando com uma amiga sobre feminilidade e ela me confidenciou que chamou um menino para sair, e ainda bancou a conta todinha. Perguntei se ele manteve contato com ela após o encontro e a resposta dela foi enfática e ressentida: Não.
    Quando as coisas se invertem não tem jeito mesmo, não da liga.

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que eu meio que não entendi foi a parte de que o cara sempre deve se sentar depois de você...
    É aquela coisa de você se sentar e ele ajeita a sua cadeira? Mas a mulher é menos dama se ela for sempre educada, gentil e delicada, mas ao mesmo tempo "independente"... Na minha concepção damas se vestem com respeito (cobrindo o corpo) não falam palavroes e estão sempre dispostas a fazer o bem. Não robozinhos que gostariam de viver no ano de 1920...Não estou chamando ninguém de robozinho, mas essa matéria me deixou confusa. Enfim, belo site. Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, os costumes foram deturpados por essa onda feminista. No entanto, existem homens que simplesmente GOSTAM de ser cavalheiros com suas companheiras. Então, por que não facilitar para eles também? O que é que custa, no caso que vc mencionou do sentar-se à mesa, deixar que o rapaz posicione a cadeira para vc se sentar? Vou a alguns restaurantes e é de praxe certos garçons fazerem isso quando percebem que a dama sinaliza nesse sentido - alguns são tão cavalheiros que nem esperam a dama permanecer em pé, vão lá e imediatamente puxam e depois adiantam a cadeira para a moça sentar-se. Creio que isso tenha a ver com etiqueta, civilidade e refinamento no trato. E não me sinto um "robozinho" por gostar e aceitar tudo isso, pelo contrário, me sinto valorizada como a mulher educada e elegante que eu sou e, por isso, digna de tudo isso. Como todas nós somos! Basta querermos também...e deixarmos de buscar tanta autossuficiência para tudo.

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? amo o blog!
    Estou escrevendo também, falo sobre a bíblia. Deêm uma olhada ;-) http://estudeiabiblia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Para mim algumas coisas que eu li são de boa conduta, bom senso e educação, não tem nada haver com feminilidade, ou sobre a mulher ser bem comportada, existe coisas aqui mega ultrapassadas tipo só o homem chamar para sair (oque realmente ficou no passado). Mas achei digno o último tópico sobre o pagamento da conta, já vi várias mulheres que dizem lutar por independência e no final quem paga as contas são os homens. Isso é completamente errado. Mas eu achei criativo, embora a blogueira quis falar com palavras cultas para passar um ar de inteligência, existem coisas ali que são mera coisas de educação, e ambos mulher e homem devem ter isso, enfim não é um padrão que eu sigo, eu literalmente não sou uma dama e acredito que para ser gasta muito de energia, atenção e disposição (oque não é o meu caso).

    ResponderExcluir

Curta-nos no Facebook

Google +